logo RCN
14/08/2025 00:51
SAÚDE

Simpósio Catarinense de Emergências Clínicas qualifica profissionais para fortalecimento da rede de atendimento de urgência

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou na terça e quarta-feira, 12 e 13, o II Simpósio Catarinense de Emergências Clínicas, no Centro de Multiuso de São José. O evento reúne profissionais e estudantes da área da saúde. O objetivo foi aprimorar o conhecimento e qualificar o atendimento prestado à população em situações de urgência e emergência em Santa Catarina.
“O evento é uma ótima oportunidade para trocar experiências, questionar, tirar todas as dúvidas e buscar cada vez mais informações. Os profissionais que estão palestrando, além do conhecimento têm muita experiência na função e sabem orientar o que fazer em cada caso. Precisamos estar preparados para enfrentar as dificuldades do trabalho e ter as atribuições bem definidas para atender as demandas com melhor desempenho”, ressalta Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência da SES.
A programação aborda temas relevantes no manejo de pacientes em situações críticas, como parto pélvico emergencial, Acidente Vascular Cerebral (AVC), síndromes coronarianas agudas e abordagem inicial do paciente grave. São demandas clínicas enfrentadas diariamente pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A emergência clínica é uma situação que exige intervenção imediata para salvar vidas ou evitar danos graves à saúde. “Constantemente investimos na capacitação e no aprimoramento técnico das nossas equipes, para garantir o atendimento eficiente, seguro e de qualidade aos pacientes em situações desafiadoras”, argumenta Dionísio Medeiros, diretor da APH-Móvel.
O encontro contou também com duas mesas de debates pensadas para ampliar o diálogo e a integração entre os serviços. “Uma delas reuniu médicos reguladores do SAMU, que discutem casos clínicos reais desde o acionamento da ocorrência até o desfecho in loco. A outra mesa abordou a experiência conjunta das forças de segurança pública e profissionais das equipes aeromédicas do estado, destacando o trabalho integrado em missões clínicas críticas”, explica Juliana Guaresi, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), organizadora do evento.
Com palestrantes renomados e temas atuais, o simpósio reforça o compromisso do Estado com a formação continuada e qualificação dos profissionais da rede de urgência e emergência. Promove um espaço de troca de experiências, construção de soluções conjuntas e valorização das boas práticas assistenciais. Além de promover a articulação entre diferentes serviços de saúde, contribuindo para a melhoria contínua da assistência prestada à população catarinense.

Fonte: Estado.sc.gov.br

IMAGEM DIVULGAÇÃO

MarTech: marketing e tecnologia como alavancas no mercado imobiliário de Santa Catarina Anterior

MarTech: marketing e tecnologia como alavancas no mercado imobiliário de Santa Catarina

Irani recebe nota de crédito nacional ‘AA.br’ Próximo

Irani recebe nota de crédito nacional ‘AA.br’

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade