logo RCN
02/08/2025 22:40
Desenvolvimento Social

Santa Catarina inicia o Agosto Lilás com elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

  • - IMAGENS DIVULGAÇÃO

No 1º de agosto, data que marca o início do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Governo de Santa Catarina dá um passo importante. Seis especialistas contratadas por meio de um edital iniciaram oficialmente nesta sexta-feira os trabalhos na Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, com foco na elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.
A iniciativa marca o início da construção de um instrumento estratégico que irá nortear ações e diretrizes do Estado voltadas à promoção da equidade de gênero, combate à violência, autonomia econômica e garantia de direitos para as mulheres catarinenses. “Com o Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres estamos iniciando uma nova era. É uma nova realidade na qual as ações governamentais voltadas às mulheres nascidas aqui e às que escolheram viver em nosso Estado serão estruturadas levando em conta a realidade de cada região. E cuidar das mulheres é um dos compromissos que o governador Jorginho Mello e eu assumimos com a sociedade”, comentou a vice-governadora Marilisa Boehm.
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, destacou que a construção do plano representa um marco histórico para Santa Catarina. “Estamos iniciando o mês com um trabalho concreto, estruturado e voltado à melhoria de vida das mulheres catarinenses. É um passo importante na construção de políticas de Estado para nortear todas as ações do Governo”, afirmou.
As bolsistas, que são mestres e doutoras, foram selecionadas por meio de um edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A iniciativa é coordenada em parceria pela vice-governadora Marilisa Boehm e pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família. O investimento será de R$ 1.008.000,00 e a previsão é que o documento seja finalizado em 2026.
As profissionais atuarão em atividades de pesquisa, diagnóstico e apoio técnico, contribuindo diretamente com a formulação de propostas alinhadas à realidade do estado e às demandas apresentadas pelas mulheres em diferentes regiões. Entre os pontos analisados estão o quantitativo demográfico de mulheres e meninas por município de Santa Catarina, faixa etária, raça, etnia, orientação sexual, composição familiar, aspectos socioeconômicos, grau de escolaridade e um comparativo entre empregabilidade, renda, condições e jornada de trabalho.
Programação do Agosto Lilás
O Agosto Lilás seguirá com uma programação intensa em Santa Catarina, incluindo uma caravana com o Ônibus Lilás, palestras, lançamento de edital para vagas de acolhimento, campanhas educativas e ações integradas com municípios, buscando conscientizar e mobilizar a sociedade no enfrentamento à violência contra a mulher.

Fonte: Estado.sc.gov.br

IMAGENS DIVULGAÇÃO

Joaçaba inicia campanha do Agosto Dourado com foco na amamentação de mães que retornam ao trabalho Anterior

Joaçaba inicia campanha do Agosto Dourado com foco na amamentação de mães que retornam ao trabalho

Homem é preso após matar a própria mãe em Santa Catarina Próximo

Homem é preso após matar a própria mãe em Santa Catarina

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade