logo RCN
14/02/2026 11:43
Ibicaré

Resultado do LIA 2026 aponta médio risco para arboviroses em Ibicaré

  • - IMAGENS DIVULGAÇÃO

IMAGENS DIVULGAÇÃO

O Setor de Endemias de Ibicaré concluiu o Levantamento de Índice Amostral (LIA) 2026, ação estratégica realizada para monitorar a presença de criadouros do mosquito Aedes aegypti e fortalecer as medidas de prevenção no município.
Ao todo, foram visitados 390 imóveis durante o trabalho de campo. As equipes coletaram 23 amostras com larvas, das quais oito testaram positivo para o mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika.


De acordo com o levantamento, o maior número de focos foi identificado em pneus, que concentraram nove amostras, evidenciando o alto potencial desse tipo de recipiente como criadouro. Também foram encontrados focos em pratos de flores e em resíduos como copos plásticos, garrafas e potes descartados de forma inadequada.
A Agente de Combate às Endemias do município, Valmira Gonçalves, avaliou a realização do LIA 2026 de forma positiva. Segundo ela, o levantamento é fundamental para direcionar as ações de vigilância, prevenção e conscientização da população.


Após a consolidação dos dados, Ibicaré foi classificado com médio risco para a transmissão de arboviroses, o que reforça a necessidade de continuidade das ações preventivas e do engajamento da comunidade no combate aos focos do mosquito.
O Setor de Endemias agradeceu aos moradores que receberam os agentes em suas residências e destacou que a colaboração da população é essencial para o sucesso das estratégias de enfrentamento ao mosquito e para a promoção da saúde pública no município.


Caminhão placas de Luzerna se envolve em acidente com morte na BR-470 Anterior

Caminhão placas de Luzerna se envolve em acidente com morte na BR-470

Próximo

Santa Catarina ocupa 1º lugar no país em adesão ao SMS da Defesa Civil

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade