logo RCN
01/07/2025 12:10
SANTA CATARINA

Programa Penso, Logo Destino fecha primeiro semestre com recorde na destinação de 83 mil pneus inservíveis

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

O Programa Penso, Logo Destino (PLD), do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), articulou a recolha e destinação de mais de 83 mil pneus inservíveis no primeiro semestre de 2025. O número recorde é resultado da adesão de 115 municípios, de todo o Estado, às ações do programa e da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

IMAGEM DIVULGAÇÃO

Conforme o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil, a iniciativa, pioneira no país, busca garantir o destino ambientalmente adequado para esse tipo de resíduo, que além de poluir o meio ambiente, representa um grave problema de saúde pública. “Os pneus, quando deixados em lugares inadequados, poluem o meio ambiente e acumulam água, a qual pode se tornar um criadouro do mosquito que transmite a dengue”, explica.

IMAGEM DIVULGAÇÃO

A nova rodada de inscrições dos municípios interessados em participar da campanha de Recolhimento Estadual de Pneus Inservíveis, no segundo semestre de 2025, será aberta a partir de 4 de agosto. O formulário será divulgado no site do IMA (ima.sc.gov.br).
São Bernardino
A campanha do primeiro semestre encerrou com atividades no município de São Bernardino, no Oeste de Santa Catarina. Por meio do Programa de Controle do Aedes aegypti, em parceria com a Escola de Educação Básica Municipal, a Regional de Saúde de Xanxerê, a Dive e o IMA, o município recolheu mais de 2 mil pneus inservíveis. O número é significativo, especialmente para uma cidade com 2.684 habitantes.
“Essa é uma demonstração da importância do PLD, especialmente, para os pequenos municípios do Estado, que estão fora do acordo intersetorial e que, por meio do Programa, desenvolvem ações de excelência”, afirma Cícero.
Como parte da campanha, o município promoveu uma ação de mobilização dos alunos da rede municipal de ensino a identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, além de recolher pneus inservíveis e conscientizar a comunidade. Os estudantes participantes serão prestigiados com uma viagem de estudos como forma de incentivo e reconhecimento pelo engajamento.
Para viabilizar a ação, a Secretaria Municipal de Administração destinou um espaço adequado para o armazenamento dos pneus recolhidos e a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo apoiou as ações de carregamento e transporte do material.

Fonte: Estado.sc.gov.br

PRF apreende mais de 350 quilos de maconha em duas ocorrências em Chapecó Anterior

PRF apreende mais de 350 quilos de maconha em duas ocorrências em Chapecó

Dupla furta loja de celulares em plena área central de Herval d’Oeste Próximo

Dupla furta loja de celulares em plena área central de Herval d’Oeste

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade