Ação buscou verificar a conformidade de produtos e serviços que impactam diretamente a segurança dos consumidores no período de férias escolares
Durante o mês de julho o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina intensificou a fiscalização na operação especial Férias Seguras. O objetivo foi verificar a conformidade de produtos e serviços que impactam diretamente a segurança dos consumidores no período de férias escolares. A ação, nacional, foi coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A operação envolveu a fiscalização de produtos, como capacetes de motociclistas, pneus novos para motocicletas, colchões, dispositivos de retenção infantil, grelhas elétricas e itens de higiene e limpeza. Também foram fiscalizados serviços e componentes relacionados à instalação e requalificação de cilindros de gás natural veicular (GNV), como válvulas, suportes, linhas de pressão e sistemas de ventilação. Foram avaliados ainda o atendimento aos requisitos de balanças em restaurantes e padarias, além da verificação de medidores de velocidade e outros instrumentos de medição regulamentados.
Em Santa Catarina, foram fiscalizados 1.768 produtos e encontradas sete irregularidades. Seis estabelecimentos foram notificados. Entre as falhas encontradas estão: instalador de GNV com certificados de calibrações fora da validade, equipamentos sem as condições perfeitas para uso, certificados de calibração e verificação vencidos, colchões de espuma sem certificação, empresa reformadora de pneus sem registro, entre outros.
Fiscais da área da Qualidade do Imetro-SC visitaram 60 estabelecimentos em 18 cidades: Palhoça, Pinhalzinho, Blumenau, Imbituba, Araranguá, Joinville, Biguaçu, São José, Timbó, Indaial, Braço do Norte, Caçador, São Lourenço do Oeste, Orleans, Criciúma, Santa Cecília, Quilombo e Içara.
Os produtos com foco na operação Férias Seguras são regulamentados pelo Inmetro e, portanto, devem exibir o selo de conformidade do Instituto, que é a evidência de que foram testados e atendem aos requisitos mínimos de segurança.
O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, complementa: “esta operação corrobora com uma das determinações do governador Jorginho Mello, de prover mais segurança ao cidadão e consumidor catarinense, nesse período de maior fluxo nas estradas e no consumo e uso de determinados tipos de produtos”.

Deixe seu comentário