logo RCN
09/08/2025 13:56
relatório de balneabilidade

IMA divulga relatório de balneabilidade complementar referente ao mês de julho

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

IMAGEM DIVULGAÇÃO

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de balneabilidade complementar à campanha de julho. De acordo com as amostras coletadas em 236 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 164 estão próprios para banho, o que representa 69,49%. Em Florianópolis, dos 85 pontos analisados, 60 estão adequados para banho, o que equivale a 70,59%.
As coletas do relatório complementar foram excepcionalmente realizadas nos dias 4, 5 e 6 de agosto. O motivo da rodada extra de análises foi a dificuldade técnica e logística que impediu o processamento de todos os pontos na campanha de julho.
No total, o IMA monitora 238 pontos. Porém, dois pontos, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, tiveram os resultados identificados como indeterminados. O motivo é que os pontos foram deslocados por questões de acessibilidade e, segundo a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que regulamenta os parâmetros de balneabilidade, é necessário cinco coletas consecutivas, no mesmo ponto, para que os resultados possam ser validados.
Houve mudanças quanto à propriedade de 30 pontos analisados em relação ao relatório anterior.
No site as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.
Divulgação
O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto.
À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/.
Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local.
O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.
De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.
Fonte: Estado.sc.gov.br

Após tarifaço, Brasil bate recorde de exportações ao Canadá no 1º semestre de 2025 Anterior

Após tarifaço, Brasil bate recorde de exportações ao Canadá no 1º semestre de 2025

Ibicaré realiza oitiva para definir aplicação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc Próximo

Ibicaré realiza oitiva para definir aplicação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade