logo RCN
11/02/2026 09:33
Educação

Governador Jorginho Mello anuncia nova escola cívico-militar em Concórdia

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares segue em expansão e passa a contemplar também a EEB Walter Fontana, em Concórdia. O anúncio da nova unidade foi feito na terça-feira, 10, pelo governador Jorginho Mello, juntamente com a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta e do prefeito de Concórdia, Edilson Massocco.

As escolas estaduais cívico-militares de Santa Catarina estão se destacando por promover melhorias significativas no comportamento e na convivência dos estudantes, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. O incentivo a valores como respeito, disciplina e ordem tem contribuído para elevar o desempenho acadêmico e fortalecer as relações interpessoais.

“Nós estamos reformando todas as escolas, no estado inteiro e estamos fazendo a primeira escola cívico-militar aqui em Concórdia, a pedido das lideranças daqui e da comunidade também que é simpática ao modelo de ensino. Porque a Escola Cívico-Militar ensina o respeito, a disciplina, a respeitar pai e mãe. Disciplina nunca foi coisa ruim. É coisa boa. Todo pai e toda mãe quer que seu filho seja corajoso, tenha liberdade, mas tenha disciplina”, disse o governador Jorginho Mello.

A ampliação do programa atende a pedidos da própria comunidade escolar, que tem manifestado grande interesse pela implementação do modelo. Entre os motivos apontados estão o fortalecimento de atitudes saudáveis, o incentivo ao respeito e à disciplina, além da criação de um ambiente mais seguro, acolhedor e propício à aprendizagem. A partir de 2026, serão 26 escolas cívico-militares em Santa Catarina.

“A escola cívico-militar não interfere no projeto pedagógico, mas ajuda muito, contribui muito na organização de todo o procedimento de projetos inovadores, que trazem valores humanos, que trabalham a disciplina nos nossos estudantes. Portanto, acredito que teremos aí uma escola inovadora também aqui em Concórdia, dentre as 26 que nós já temos implementadas em todo o nosso estado”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta.

Nas unidades cívico-militares, oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar atuam como Oficiais de Gestão e Monitores, apoiando a rotina escolar e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e contextualizados. O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes, sem alterar a estrutura pedagógica das demais escolas estaduais.

“É uma importância muito grande, essa é a primeira que está sendo instalada em Concórdia, e eu não tenho dúvidas, serão muitas. Hoje as nossas escolas são bem cuidadas em Concordia, nós temos excelentes escolas, mas a escola cívico-militar nos traz algo a mais, oferece algo a mais do que tem hoje. Traz disciplina e aprendizado ao mesmo tempo”, comemorou o prefeito de Concórdia, Edilson Massocco.

Como funciona o programa

Instituído em 2023 pelo Governo de Santa Catarina, o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares manteve as nove unidades que já operavam no modelo, anteriormente vinculadas ao extinto Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), e vem ampliando gradualmente o número de escolas participantes.

Essas instituições seguem sob a gestão da Secretaria de Estado da Educação, com o diferencial da presença de oficiais que colaboram em ações voltadas ao fortalecimento da comunidade escolar e ao desenvolvimento de valores como cidadania, ética, solidariedade e civismo.

Confira as escolas estaduais cívico-militares de Santa Catarina

Araranguá – EEB Neusa Ostetto Cardoso

Biguaçu – EEB Emérita Duarte Silva e Souza

Blumenau – EEB Cel. Pedro Christiano Feddersen

Campo Alegre – EEB Lebon Régis

Canoinhas – EEB Irmã Maria Felicitas

Chapecó – EEB Prof. Irene Stonoga

Concórdia – EEB Walter Fontana

Criciúma – EEB Joaquim Ramos

Curitibanos – EEB Sólon Rosa

Florianópolis – EEB Ildefonso Linhares

Gaspar – EEB Frei Godofredo

Guaramirim – EEF Almirante Tamandaré

Herval do Oeste – EEB São José

Ibirama – EEB Walmor Ribeiro

Imbituba – EEB Engenheiro Álvaro Catão

Itajaí – EEF Francisco de Paula Seara

Joinville – EEB Rudolfo Meyer

Lages – EEB Cora Batalha da Silveira

Lages – EEB São Judas Tadeu

Mafra – EEB Profª Maria Paula Feres

Palhoça – EEB Ângelo Cascaes Tancredo

São Ludgero – EEB São Ludgero

São Miguel do Oeste – EEB Prof. Jaldyr Bhering Faustino da Silva

Timbó – EEF Hugo Roepke

Tubarão – EEB Henrique Fontes

Videira – EEB Inspetor Eurico Rauen

Fonte: Estado.sc.gov.br

IMAGEM DIVULGAÇÃO

O novo ciclo da economia catarinense: a inteligência local ganha o mercado internacional Anterior

O novo ciclo da economia catarinense: a inteligência local ganha o mercado internacional

Departamento de Trânsito de Joaçaba divulga alterações para o Carnaval Próximo

Departamento de Trânsito de Joaçaba divulga alterações para o Carnaval

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade