logo RCN
12/08/2025 07:07
Turismo

Escondida em SC: ‘Áustria brasileira’ vive boom de turistas e encanta com o charme europeu

  • - IMAGENS DIVULGAÇÃO

IMAGENS DIVULGAÇÃO

Treze Tílias, no Meio-Oeste de Santa Catarina, conhecida como a “Áustria Brasileira”, preserva em cada detalhe as memórias dos imigrantes que construíram a charmosa cidade turística.
De janeiro a junho de 2025, o município registrou a hospedagem de aproximadamente 26,1 mil pessoas, segundo dados do CAT (Centro de Atendimento ao Turista).
Localizada a cerca de 35 km de Joaçaba, a cidade encanta com a arquitetura, a gastronomia típica, com o tradicional goulash, e uma variedade de cervejas artesanais e vinhos que conquistam os visitantes.
O levantamento mostra ainda que 5,3 mil turistas chegaram em 120 grupos organizados no primeiro semestre do ano. Um dos locais mais procurados foi o Museu Municipal Andreas Thaler, que contabilizou 8,6 mil visitas no mesmo período.
Os turistas mais frequentes vêm dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Entre os estrangeiros, os mais recorrentes são do Brasil e da Argentina.


O que visitar em Treze Tílias?
Entre os principais destaques está o Museu Histórico e Cultural, que preserva artefatos, fotografias e documentos que retratam a saga dos pioneiros. O espaço permite que os visitantes conheçam mais sobre a vida cotidiana, os desafios enfrentados e as conquistas dos primeiros habitantes austríacos.
Outro atrativo são os passeios guiados por vilas históricas, que levam os turistas a conhecer de perto a arquitetura típica, as praças centrais e os principais pontos que marcaram os primeiros anos da colonização. Os guias locais enriquecem a experiência contando histórias e curiosidades sobre a comunidade.
Além disso, algumas casas antigas preservadas estão abertas à visitação, proporcionando uma visão íntima do estilo de vida dos colonizadores. Essas residências mantêm características originais e representam a autenticidade da arquitetura austríaca.
Em datas especiais, a cidade também promove eventos temáticos históricos, com encenações, apresentações teatrais e atividades interativas que recriam o cotidiano do passado, proporcionando uma experiência envolvente para os visitantes, aponta o portal de turismo do município.
O que comer em Treze Tílias?
A gastronomia típica austríaca é um dos pilares que tornam a cidade conhecida como a Áustria Brasileira, oferecendo aos visitantes uma autêntica imersão nos sabores herdados dos imigrantes que fundaram o município.
Nos restaurantes locais e estabelecimentos especializados, os cardápios são um convite à descoberta dos pratos tradicionais da culinária. Entre as delícias mais procuradas estão o clássico Wiener Schnitzel (escalope de carne empanado), o Apfelstrudel (folhado de maçã), o Knödel (bolinhos de massa) e outras receitas que preservam a essência da cultura austríaca.
Para acompanhar os pratos, muitos locais também oferecem uma seleção de cervejas artesanais e vinhos, completando a experiência gastronômica com sabores que harmonizam perfeitamente com a tradição europeia presente na cidade.
Além dos restaurantes, eventos gastronômicos e festivais temáticos ocorrem ao longo do ano, reunindo moradores e turistas em celebrações que unem boa comida, danças folclóricas e música típica.


Fundação da Áustria Brasileira
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade foi fundada por imigrantes vindos da região do Tirol Austríaco, liderados por Andreas Thaler, então ministro da Agricultura da Áustria.
Foi ele quem trouxe o primeiro grupo, composto por 82 famílias, que chegaram à região em 13 de outubro de 1933. O nome da nova colônia, “Dreizehnlinden” (Treze Tílias, em português), foi uma homenagem ao poeta alemão Wilhelm Weber, que exaltava a árvore tília em suas obras. Essa espécie, típica da Áustria, também se adaptou muito bem ao solo e ao clima do Meio-Oeste catarinense.
Formação administrativa
Segundo o IBGE, Treze Tílias foi criada inicialmente como distrito em 24 de maio de 1955, desmembrado das localidades de Ibicaré, Água Doce e Herciliópolis, sob jurisdição do município de Joaçaba.
Em 30 de março de 1962, o distrito foi transferido para o recém-criado município de Ibicaré. Pouco tempo depois, por meio da Lei Estadual nº 882, de 29 de abril de 1963, Treze Tílias foi elevada à categoria de município independente, com sede no antigo distrito de Ibicaré. A instalação oficial do município ocorreu em 12 de maio de 1963.

Fonte: ND+  

Paraná e Santa Catarina selam acordo que acaba com disputa judicial de mais de 30 anos Anterior

Paraná e Santa Catarina selam acordo que acaba com disputa judicial de mais de 30 anos

Multinacional japonesa informa a Jorginho que estuda investimentos em SC Próximo

Multinacional japonesa informa a Jorginho que estuda investimentos em SC

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade