Alerta falso é enviado pela Defesa Civil a celulares durante a madrugada de sábado, dia 20
-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), acionou a Polícia Federal para investigar um ataque hacker que provocou o envio de um alerta falso para celulares em diversas regiões do país durante a madrugada de sábado, dia 20.
Segundo a Secretaria, o sistema responsável pelos avisos foi retirado do ar por volta de 1h30, após sofrer uma invasão. Durante o ataque, uma mensagem de “Alerta Extremo” foi disparada de forma indevida, sem autorização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
A mensagem enviada continha a palavra “misantropia”, que significa ódio à humanidade. As autoridades consideram que o caso tem indícios de ação criminosa e deve ser apurado como possível ataque hacker.
O Ministério informou ainda que o sistema só será reativado quando todas as medidas de segurança forem restabelecidas, para evitar novos incidentes.
O que é o Defesa Civil Alerta
O sistema Defesa Civil Alerta é uma ferramenta de notificação de desastres naturais e situações de emergência enviada diretamente aos celulares.
Ele funciona por meio das redes 4G e 5G e não exige cadastro prévio. As mensagens aparecem em formato de aviso na tela do celular, interrompendo o uso normal do aparelho quando necessário.
O sistema trabalha com dois níveis de alerta:
Alerta extremo: nível mais grave, usado em situações de risco imediato. Emite som de sirene, mesmo com o celular no silencioso.
Alerta severo: indica risco com mais tempo de resposta. Emite um som semelhante ao de SMS, mas não toca no modo silencioso.
Fonte: Oeste+

Deixe seu comentário