
Foi realizada nos dias 26 e 27 de setembro, no Parque de Exposições Nova Vicenza, em Água Doce, a TI Agro – Feira de Tecnologia e Inovação no Agronegócio. Um evento pioneiro que trouxe para a região uma programação rica em inovação, palestras e networking entre produtores, empresas, startups e instituições do setor.
Durante os dois dias de feira, atividades variadas tomaram conta do espaço, como demonstrações de robótica, drones e automação agrícola, além de palestras sobre gestão na propriedade, sucessão familiar e bem-estar no campo. As crianças puderam interagir com mini drones e o robô humanóide Ben-Ben, além de se encantarem com as apresentações de robótica da Escola Mercedes, de Joaçaba.
O presidente do Sindicato Rural de Água Doce, Newton Luiz Bedin, destaca que o evento se tornou realidade através de muitas mãos. “Gostaria de expressar minha gratidão a todos os membros do Núcleo de Inovação e Tecnologia do Sindicato, aos expositores, à Faesc e ao Senar Santa Catarina, ao Polo Inovale, incubadora 2iAD e à Prefeitura de Água Doce por serem parceiros desta iniciativa. Esse intercâmbio de ideias e tecnologias fortalece o agro regional.”

Já a coordenadora do Núcleo de Inovação, Rose Silva, ressalta a emoção com o sucesso e os resultados. “Estou muito feliz com a realização da TI Agro — nossa primeira edição foi um sucesso! Sentimos o interesse e a participação de todos. E posso adiantar: no próximo ano vamos repetir e será ainda maior e melhor.”
É importante destacar que a TI Agro 2025 teve o apoio fundamental do Senar Santa Catarina e contou com 15 expositores, que trouxeram soluções tecnológicas aplicadas ao campo. A organização já confirma a edição 2026, que será pensada para receber ainda mais público e tecnologias.

Impacto e perspectivas
A TI Agro deixou clara sua proposta de servir como ponte entre os produtores rurais e as soluções inovadoras emergentes no universo tecnológico aplicado ao agronegócio. Além de fomentar o intercâmbio de conhecimento, o evento reforçou a intenção de consolidar-se como referência regional. Com os resultados demonstrados, a expectativa é que a TI Agro 2026 supere em escala, diversidade e repercussão.



Deixe seu comentário