logo RCN
17/07/2025 22:28
EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação de SC realiza reunião para tratar de segurança nas escolas

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

A Secretaria da Educação de Santa Catarina (SED) promoveu uma reunião com o Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas (Integra), da Alesc, na quinta-feira, dia 17, com foco no debate sobre a segurança escolar. O encontro entre as instituições apoia as recentes iniciativas do governo catarinense, que anunciou a instalação de novas câmeras e botões de pânico nas 1.038 unidades escolares estaduais.
“A escola precisa ser um espaço de respeito, acolhimento e segurança. É importante que as pessoas e os órgãos envolvidos trabalhem juntos, para que nossas escolas sejam cada vez mais seguras em todos os sentidos”, destacou a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Durante o encontro, aconteceu o lançamento do curso “Integra: Estratégias de Segurança e Prevenção da Violência nas Escolas”. A iniciativa busca capacitar profissionais da educação e da segurança para fortalecer ambientes escolares seguros e acolhedores.
Homenagem
A reunião ainda contou com uma homenagem e entrega de uma moção de aplausos ao Cabo Mario César Curbani, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que trabalha em uma escola estadual de Blumenau, no Vale do Itajaí. Mário é bombeiro aposentado e impediu a entrada de um homem na instituição de ensino ao notar a movimentação estranha. Ele conteve e retirou o suspeito do local na semana passada.
O bombeiro participa do programa estadual Escola Mais Segura, que busca aproximar os profissionais da segurança pública da comunidade. Os agentes que participam da ação fazem parte do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP) e antes de iniciarem as atividades, passam por capacitação para atuar em emergência nas escolas.
O Integra
Instituído pela Alesc em 2023, o Integra busca estabelecer uma política pública de segurança escolar ampla, por meio de práticas educacionais preventivas e protetivas, além de implementar ações de preparação, resposta e recuperação em relação a possíveis ataques para as unidades escolares.
Além da SED, a iniciativa coordenada pela Alesc é composta por mais de 30 entidades, órgãos de segurança, educação, sociedade civil, universidades e Ministério Público.
Fonte: Oeste+

IMAGEM DIVULGAÇÃO


Veículo com placas de Joaçaba tomba na SC-135 após condutor perder controle da direção em curva Anterior

Veículo com placas de Joaçaba tomba na SC-135 após condutor perder controle da direção em curva

Homem é preso em flagrante após roubar três celulares em menos de 1 hora Próximo

Homem é preso em flagrante após roubar três celulares em menos de 1 hora

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade