logo RCN
26/08/2025 22:41
frio

SC tem o inverno mais frio dos últimos 25 anos, aponta levantamento

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

Santa Catarina não registrava os três meses do inverno meteorológico (junho, julho e agosto, até agora) com temperaturas médias abaixo do esperado em todo o Estado desde pelo menos o ano 2000, de acordo com levantamento do meteorologista e professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Mário Quadro, feito com exclusividade para o NSC Total. Neste ano, as cidades catarinenses vêm sofrendo com massas de ar frio mais intensas.

Mapas de anomalia de temperatura mostram que o Estado ficou com a temperatura média entre 1°C e 1,5°C abaixo da expectativa climatológica para o período. Segundo o professor, a persistência e a intensidade dessas massas ao longo do ano são a causa do fenômeno.

A confirmação veio com a massa de ar frio que ingressou no início desta semana em Santa Catarina. "Estamos tendo mais uma massa de ar frio agora e, com certeza, agosto vai fechar abaixo da média também". afirma Quadro.

O meteorologista explica, ainda, que anos recentes chegaram perto, mas não alcançaram a marca dos três meses consecutivos de frio em todo o Estado. "O ano recente que mais se aproximou foi 2016. Mesmo assim, o Oeste de Santa Catarina ficou um pouco mais quente que a média. O seguinte foi o de 2013, com a famosa neve do Cambirela, em julho, mas naquele ano, junho também foi um pouco mais quente que o normal", detalha.

Quadro ressalta que o fato não representa necessariamente uma anomalia extrema, mas sim uma manifestação mais intensa do padrão de inverno. Ele contrasta a situação deste ano com os invernos recentes, que foram fortemente influenciados por bloqueios atmosféricos — sistemas que impedem a entrada de frio e causam calor persistente.

Neste ano, segundo o professor, a ausência desses fenômenos permitiu a entrada constante das massas polares, que se mostraram mais fortes e duradouras, caracterizando um inverno mais típico em termos de frequência de frio, porém com intensidade acima do usual: "Não quer dizer que seja um ano atípico, apenas que as massas de ar frio, normais para esse período de inverno, estão mais intensas e atuando em todo o Estado."

Frio intenso

O alerta de frio intenso segue até o amanhecer de quarta-feira (27), com as temperaturas permanecendo baixas no período da tarde, sem elevação ao longo do dia. O risco é moderado em todo o estado para ocorrências relacionadas a desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

As temperaturas se mantém entre 10°C e 15°C na maior parte do Estado, com mais frio no Planalto Sul, que terá temperaturas entre 5 e 10°C.

Fonte: Minutta.com.br

IMAGEM DIVULGAÇÃO


Educação realiza segunda etapa dos simulados de avaliação da aprendizagem dos estudantes Anterior

Educação realiza segunda etapa dos simulados de avaliação da aprendizagem dos estudantes

Motoristas são socorridos após colisão entre caminhões seguida de incêndio no Oeste Próximo

Motoristas são socorridos após colisão entre caminhões seguida de incêndio no Oeste

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade