logo RCN
03/08/2025 21:51
CHUVA

SC deve ter menos chuva e temperaturas dentro da média nos próximos meses

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

No próximo trimestre – agosto, setembro e outubro – Santa Catarina deve passar pelo final do inverno e início da primavera, estações que possuem um regime de chuva bastante diferente, já que o inverno é a estação do ano menos chuvosa no estado catarinense e a primavera costuma apresentar volumes de chuva mais significativos.
De acordo com a Defesa Civil, para o Grande Oeste, outubro é o mês mais chuvoso do ano. Isso acontece porque na primavera as temperaturas costumam aumentar no período da tarde, servindo como um dos principais ingredientes para as chuvas ou temporais de fim de tarde, que trazem acumulados em um curto período de tempo.
Durante o trimestre, a previsão mantém a condição de neutralidade no Oceano Pacífico, sem a atuação de El Niño ou La Niña. No entanto, apesar de não configurar o fenômeno, o Pacífico Equatorial encontra-se mais frio que o normal, podendo trazer menos chuva para o estado de SC.
De forma geral, a previsão da Defesa Civil é de que em agosto, a chuva fique próxima ou levemente abaixo do normal, com períodos prolongados sem instabilidades.
Em relação às temperaturas, a previsão indica valores próximos à normalidade. Ou seja, ainda são esperados episódios de frio neste período, intercalados por dias mais amenos. Nos meses de setembro e outubro, apesar das manhãs e noites mais frias, as tardes tendem a apresentar temperaturas mais elevadas em comparação a agosto.
Recomendações
A Proteção e Defesa Civil recomenda que a população fique atenta em dias de frio intenso, redobrando os cuidados com crianças, idosos, moradores de rua e animais de estimação.
No caso de chuvas intensas, com alagamentos e enxurradas, evite o contato com as águas e não transite em locais alagados, pontes e pontilhões submersos. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Durante temporais com raios, rajadas de vento e granizo, busque local abrigado, longe de árvores, placas e de outros objetos que possam ser arremessados. Na praia, não fique na água.

Fonte: Oeste+

IMAGEM DIVULGAÇÃO

Colisão frontal deixa dez feridos e bloqueia rodovia no Oeste catarinense Anterior

Colisão frontal deixa dez feridos e bloqueia rodovia no Oeste catarinense

Condutor fica gravemente ferido após bater carro contra viaduto em Chapecó Próximo

Condutor fica gravemente ferido após bater carro contra viaduto em Chapecó

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade