Santa Catarina é representada no 2º Fórum de Liderança Feminina Sindical Rural, em Brasília

-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
Santa Catarina esteve representada no 2º Fórum de Liderança Feminina Sindical Rural por uma comitiva de mulheres atuantes no setor em todas as regiões. O evento, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e realizado pela Comissão Nacional de Mulheres do Agro, reuniu, durante dois dias de programação, na última semana, comissões estaduais de mulheres, Federações, Sindicatos Rurais e instituições parceiras de todo o Brasil. A iniciativa visou fortalecer a presença feminina nos espaços de decisão e liderança sindical, promovendo a troca de experiências e o alinhamento de estratégias nacionais. A abertura do evento contou com a presença do presidente da CNA, João Martins.
A delegação catarinense foi liderada pela assessora jurídica sindical da Faesc e produtora rural, Andreia Barbieri Zanluchi, que participa ativamente dos debates voltados à ampliação do protagonismo das mulheres no agro. O grupo esteve formado por mulheres que ocupam a presidência dos Sindicatos Rurais do estado e dirigentes indicadas pelos vice-presidentes regionais da Faesc — todas produtoras rurais, engajadas e comprometidas com o desenvolvimento do setor. “Participar desse fórum foi uma oportunidade ímpar para trocar experiências, ampliar conhecimentos e fortalecer nossa representatividade no agro. Esses espaços nos permitem planejar ações concretas e estratégicas para que as mulheres estejam cada vez mais presentes nos processos decisórios e, principalmente, para despertar o interesse pelo sindicalismo, incentivando que elas e suas famílias se associem aos Sindicatos Rurais. A Faesc está comprometida em trabalhar lado a lado com esse grupo de mulheres dirigentes, buscando ampliar o número de mulheres e também de suas famílias associadas, fortalecendo assim toda a base sindical”, ressaltou Andreia.
Andreia complementou, ainda, que Sistema Faesc/Senar reconhece e valoriza o protagonismo feminino no meio rural e avança diariamente na missão de fortalecer competências, tanto nas atividades operacionais quanto na gestão e no empreendedorismo.
As ações do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais voltadas ao público feminino abrangem treinamentos exclusivos para mulheres, programas de capacitação e iniciativas estratégicas para o desenvolvimento de lideranças. “Essas ações não apenas qualificam e fortalecem o protagonismo feminino no campo, mas também têm gerado resultados concretos, despertando um interesse cada vez maior das mulheres pelo aperfeiçoamento profissional, pelo empreendedorismo e pela conquista de novas oportunidades no meio rural. Ao investir na formação dessas lideranças, fortalecemos o setor como um todo e impulsionamos o crescimento sustentável das comunidades rurais”, ressaltou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.
Fonte: Fecoagro

Deixe seu comentário