logo RCN
14/08/2025 00:54
IBICARÉ

Prefeito de Ibicaré destaca importância da Epagri e fala dos investimentos no agronegócio

  • - IMAGEM EXPRESSO IMPRESSO

Após participar da sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaré, realizada na segunda-feira (11), o prefeito do município, Serginho Besen ressaltou a relevância da atuação da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) para o desenvolvimento do setor agrícola local. O encontro contou com a presença do extensionista e vereador Gérson Palavicini, que utilizou a tribuna para tratar das ações desenvolvidas pela entidade no município.
Segundo o prefeito, a Epagri tem papel fundamental na movimentação econômica de Ibicaré, contribuindo significativamente para o fortalecimento da agricultura familiar e o crescimento das pequenas propriedades. “A Epagri está presente na história do nosso município e tem contribuído de forma intensa para que os produtores locais alcancem voos maiores. Hoje, 91% do nosso retorno econômico vem do setor rural, e muito disso é resultado do trabalho de excelência realizado pelo Gérson e pela equipe da Epagri ao longo dos anos”, destacou.
O chefe do Executivo também enfatizou a manutenção de um convênio entre o município e a entidade, que tem garantido suporte técnico e incentivo direto aos agricultores. “Esse convênio foi firmado há várias gestões e nós o mantivemos, justamente para fomentar ainda mais a produção rural. Nada mais justo do que retribuir todo o retorno financeiro que o campo gera para o município”, pontuou.
Durante sua fala, o prefeito também evidenciou os investimentos que vêm sendo realizados no setor agrícola, especialmente em infraestrutura e apoio técnico. Um dos destaques é o programa municipal de terraplanagens, que auxilia produtores nas terraplanagens de aviários e outras estruturas. “Essas obras representam um investimento estimado em R$ 40 milhões por parte dos agricultores, especialmente suinocultores e produtores de leite. É um valor expressivo que, muitas vezes, passa despercebido, pois são obras financiadas diretamente pelos produtores, e não por grandes empresas”, explicou.
Além das parcerias com integradoras como a BRF, o prefeito Serginho citou ações que tornam o município de Ibicaré atrativo para novos investimentos, como a melhoria das estradas do interior — por meio do programa estadual Estrada Boa Rural — e a implantação do programa Porteira Adentro, que realiza britagem dentro das propriedades.
A administração municipal também oferece suporte técnico com programas de horas-máquina gratuitas. Cada família de agricultores tem direito a 20 horas por ano, que podem ser utilizadas com tratores, ensiladeiras, retroescavadeiras, escavadeiras e outros equipamentos. “Com essas horas, conseguimos atender praticamente todo o município sem gerar custos para os produtores”, afirmou Serginho.
Outro programa citado por Serginho foi o Procil, voltado à produção de silagem, que garante apoio aos agricultores que utilizam máquinas autopropelidas. O pacote de apoio também contempla o espalhamento de calcário para correção do solo e o plantio de pastagens com equipamentos do próprio município.
“Como gestor e alguém que veio e sou do agronegócio, sei da importância desses investimentos. Eles são fundamentais para mantermos a força da nossa economia, que é majoritariamente rural, e para garantirmos melhores condições de produção para quem trabalha no campo”, concluiu Besen.

IMAGEM EXPRESSO IMPRESSO

IMAGEM DIVULGAÇÃO


Município recebe nova retroescavadeira para secretaria de obras e agricultura Anterior

Município recebe nova retroescavadeira para secretaria de obras e agricultura

Carro com placas do PR é flagrado transportando 500 garrafas de vinho argentino em Chapecó Próximo

Carro com placas do PR é flagrado transportando 500 garrafas de vinho argentino em Chapecó

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade