Operação desarticula associação criminosa especializada no golpe do falso advogado em SC
-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na quinta-feira, dia 23, a Operação Litis Simulatio, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que aplicava o golpe do falso advogado, atingindo principalmente pessoas com processos judiciais em andamento, como ações previdenciárias, precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs).
Foram cumpridos 25 mandados de busca domiciliar e 16 de prisão temporária contra suspeitos e pessoas que receberam valores ilícitos em suas contas bancárias. A ação teve apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e das Polícias Civis do Ceará e do Rio de Janeiro.
As investigações começaram após denúncia de uma vítima em Florianópolis, que transferiu cerca de R$ 270 mil a criminosos que se apresentavam como advogados ou secretárias de escritórios fictícios, alegando cobrança de “taxas” e “custas processuais” inexistentes.
O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, explicou que o grupo utilizava informações reais de processos judiciais para enganar vítimas e induzi-las a transferir valores com promessas falsas de indenizações. Após o envio do dinheiro, os criminosos encerravam a comunicação e desapareciam.
O Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do MJSP atuou na investigação, identificando os criminosos virtuais, recuperando ativos ilícitos e promovendo ações de segurança digital.
Fonte: Oeste+

Deixe seu comentário