logo RCN
26/10/2025 23:27
Operação

Operação desarticula associação criminosa especializada no golpe do falso advogado em SC

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO


A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na quinta-feira, dia 23, a Operação Litis Simulatio, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que aplicava o golpe do falso advogado, atingindo principalmente pessoas com processos judiciais em andamento, como ações previdenciárias, precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs).

Foram cumpridos 25 mandados de busca domiciliar e 16 de prisão temporária contra suspeitos e pessoas que receberam valores ilícitos em suas contas bancárias. A ação teve apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e das Polícias Civis do Ceará e do Rio de Janeiro.

As investigações começaram após denúncia de uma vítima em Florianópolis, que transferiu cerca de R$ 270 mil a criminosos que se apresentavam como advogados ou secretárias de escritórios fictícios, alegando cobrança de “taxas” e “custas processuais” inexistentes.

O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, explicou que o grupo utilizava informações reais de processos judiciais para enganar vítimas e induzi-las a transferir valores com promessas falsas de indenizações. Após o envio do dinheiro, os criminosos encerravam a comunicação e desapareciam.

O Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do MJSP atuou na investigação, identificando os criminosos virtuais, recuperando ativos ilícitos e promovendo ações de segurança digital.

Fonte: Oeste+

IMAGEM DIVULGAÇÃO

Candidatos do Enem 2025 já podem conferir locais das provas Anterior

Candidatos do Enem 2025 já podem conferir locais das provas

Prefeitura de Joaçaba lança dois Concursos Públicos com vagas em diversas áreas Próximo

Prefeitura de Joaçaba lança dois Concursos Públicos com vagas em diversas áreas

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade