logo RCN
02/08/2025 06:02
JOAÇABA

Joaçabense Josefina Boscia é reconhecida como Mestre da Cultura Popular de Santa Catarina

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

Com 72 anos de uma trajetória marcada pela luta, educação e preservação cultural, a Joaçabense Josefina Boscia foi homenageada no dia 15 de julho com o título de Mestre da Cultura Popular de Santa Catarina. A cerimônia de entrega do certificado ocorreu no Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e reuniu autoridades, representantes de movimentos sociais e familiares dos homenageados.
Professora aposentada da Escola Estadual Governador Celso Ramos, em Joaçaba, onde atuou de 1994 a 2018, Josefina é também diretora da CUT-SC (Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina) e reconhecida por sua atuação junto ao movimento de mulheres negras e à resistência cultural em todo o estado. “Esse prêmio é um reconhecimento grandioso, pois simboliza não apenas uma conquista pessoal, mas a valorização de toda uma história de mulheres que, como eu, enfrentaram desafios para manter viva a memória, os saberes e os fazeres da cultura popular catarinense. E ninguém faz nada sozinho. Sou imensamente agradecida pelas inúmeras pessoas que caminharam comigo, grandes professores, grandes mestres, amigas, amigos, companheiras e companheiros de luta. A coletividade sempre foi essencial na minha trajetória, e este prêmio é também delas e deles, de todas as pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida”, falou Josefina.
O Prêmio Mestres da Cultura Popular é promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e contemplou neste ano 95 mestres e mestras com mais de 60 anos que contribuíram de forma significativa para a identidade cultural do estado.

Fonte: Prefeitura de Joaçaba

IMAGEM DIVULGAÇÃO

Preso suspeito de matar homem com dois tiros em Campos Novos Anterior

Preso suspeito de matar homem com dois tiros em Campos Novos

Carro fica prensado entre caminhões na BR-282, em Joaçaba Próximo

Carro fica prensado entre caminhões na BR-282, em Joaçaba

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade