Joaçaba intensifica vacinação contra o sarampo com busca ativa da população não imunizada

-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba está intensificando a vacinação contra o sarampo por meio de uma estratégia de busca ativa de pessoas não vacinadas, com o objetivo de manter o município livre da circulação do vírus e prevenir possíveis surtos. Embora o Brasil tenha conquistado a Certificação Internacional de área livre do sarampo, o cenário epidemiológico internacional ainda apresenta riscos de reintrodução da doença, principalmente por meio de casos importados.
Até o momento, Santa Catarina não registrou nenhum caso de sarampo em 2025, mas já são cinco casos confirmados no Brasil. Diante disso, a intensificação da vacinação se torna uma medida essencial para evitar a formação de bolsões de suscetíveis à doença e garantir a proteção coletiva.
O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, que pode evoluir de forma grave e está associada a complicações sérias, incluindo sequelas permanentes e até a morte. A principal forma de prevenção é a vacinação com a Tríplice Viral (VTV), que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A vacina faz parte da rotina do calendário vacinal: são recomendadas duas doses para pessoas de até 29 anos e uma dose para pessoas entre 30 e 59 anos. Além disso, dentro da estratégia de intensificação, é indicada a aplicação da chamada “dose zero” em crianças de 6 meses a menores de 1 ano.
A busca ativa também concentra esforços em grupos que apresentam maior risco de disseminação do vírus, como trabalhadores da saúde, da indústria, de rodoviárias, hotelaria e turismo, além de motoristas de táxis e de aplicativos.
A vacina está disponível nas salas de vacinação dos ESFs do município: Frei Bruno, São Brás, Vila Pedrini, Vila Remor, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Tereza e Centro 1. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Para maior comodidade da população, a sala de vacinas do ESF Centro 1, localizada junto ao AMU, permanece aberta até as 20h todas as quartas-feiras.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da atualização da caderneta de vacinação e orienta que toda a população busque uma unidade de saúde para verificar sua situação vacinal. A intensificação das ações é fundamental para evitar a reintrodução do sarampo e proteger a saúde de todos.

Deixe seu comentário