logo RCN
27/10/2025 02:26
Irani

Irani é reconhecida no Prêmio Top Ser Humano da ABRH/RS com o case Gera Diversidade: uma jornada inclusiva

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

Iniciativa reflete compromisso da empresa com a diversidade, com a equidade e com a inclusão

Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani foi vencedora com o Prêmio Top Ser Humano da ABRH/RS - Associação Brasileira de Recursos Humanos, um dos mais importantes do país na área de gestão de pessoas. A conquista foi obtida com o case “Gera Diversidade: uma jornada inclusiva”, que retrata a evolução e o compromisso da empresa em promover um ambiente de trabalho diverso, acolhedor e livre de preconceitos. A solenidade de premiação será realizada no dia 27 de novembro, em Porto Alegre. Esta é a oitava vez que a empresa recebe o prêmio.

A trajetória da companhia em diversidade e inclusão tem origem com o Gera Diversidade, programa criado para ampliar a participação de grupos minorizados, com ações ampliadas em 2019 para dar espaço a todas as singularidades. Desde então, a pauta ganhou amplitude e relevância dentro da empresa, foi incorporada ao Planejamento Estratégico em 2020 e passou a fazer parte de sua estratégia de longo prazo e dos seus valores institucionais.

“Diversidade e inclusão são valores para nós e fazem formalmente parte da nossa estratégia”, ressalta Bianca Salatino, coordenadora de Gestão de Pessoas da Irani. “Queremos garantir que todas as pessoas se sintam pertencentes, respeitadas e reconhecidas em sua singularidade”, destaca.

Entre as principais ações do Gera Diversidade estão a adesão da Irani aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a definição de metas ESG para 2030, como ter 40% de mulheres no quadro geral e 30% em cargos de liderança. A empresa também se tornou signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), além de criar bancos de talentos para pessoas com deficiência, pessoas pretas e pardas e LGBTI+, estruturar o Núcleo da Diversidade, implementar mentorias internas e adequar seus espaços físicos para acessibilidade plena.

As pesquisas internas e os censos de diversidade da companhia também indicam avanços significativos: 90% dos respondentes afirmam trabalhar em um ambiente livre de preconceitos e o Índice GPTW (Great Place to Work) mostra crescimento na percepção de igualdade, respeito e segurança psicológica.

A Irani também promove rodas de conversa e campanhas de letramento sobre diversidade, estimulando o aprendizado coletivo e o diálogo aberto entre os times. O “5º Encontro com a Diversidade e Pertencimento”, realizado em todas as unidades da empresa (SC, RS, SP e MG), registrou aumento de participação de 68% em relação a 2024, com 60% das lideranças e 42% dos colaboradores impactados com as ações. No Webinar de encerramento, retorno significativo, de 97% de satisfação. “A participação expressiva dos colaboradores mostra o quanto o tema faz parte do nosso dia a dia e do nosso propósito como empresa”, reforça Bianca.

Para o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão, Fabiano Alves de Oliveira, o Gera Diversidade traduz o compromisso da Irani em construir uma empresa preparada para o futuro, que valoriza as pessoas e entende que a pluralidade é essencial para a inovação e para o desenvolvimento sustentável dos negócios. “O reconhecimento da ABRH/RS é um reflexo do nosso propósito de contar um ambiente onde cada pessoa possa ser quem é, com respeito, acolhimento e oportunidades iguais. Diversidade, para nós, é sobre crescer juntos e fazer da Irani um lugar cada vez mais humano e plural”, afirma o executivo.

Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papeis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.000 colaboradores.

Informações
ANK Reputation (Irani)
Lara Moeller: lara.moeller@ankreputation.com.br | 51 992683088
Claudio Thomas: claudio.thomas@ankreputation.com.br | 48 99181-7044
São Paulo (SP) | R. Hungria, 620/14º andar | (11) 4118-4800
Porto Alegre (RS) | Av. Carlos Gomes, 700/1409 | (51) 3028-2880

IMAGEM DIVULGAÇÃO


SC amanhece com temperaturas negativas na reta final de outubro Anterior

SC amanhece com temperaturas negativas na reta final de outubro

Colisão frontal deixa dois feridos na SC-496 em Descanso Próximo

Colisão frontal deixa dois feridos na SC-496 em Descanso

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade