Governo de SC entrega 15 novas viaturas e 10 drones para reforçar segurança no sistema prisional e socioeducativo

-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
O governo Jorginho Mello entregou 15 novas viaturas ao Departamento de Administração Socioeducativa (Dease) e 10 drones para uso da Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri). O ato, realizado no Centro Administrativo do Governo do Estado, na sexta-feira, 15, em Florianópolis, contou com a presença da secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim, do diretor do Dease, Matheus Furtado, além de autoridades e equipes da área.
“Eu não tenho dúvida de que quanto melhor a gente deixar os equipamentos, melhor vai ser a dinâmica no patrulhamento, na segurança, tanto dos presídios como da comunidade. Os drones vão auxiliar muito na captura, na fiscalização interna dos presídios e as viaturas novas são mais modernas e ágeis, então a gente avança e se moderniza cada dia para dar mais segurança para Santa Catarina”, disse o governador Jorginho Mello.
Novos veículos
Os veículos, modelo Jeep Renegade, foram totalmente adaptados para o transporte e translado de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, garantindo mais segurança e eficiência nas operações. As viaturas serão distribuídas entre as cinco regionais do Sistema Socioeducativo — Grande Florianópolis, Criciúma, Joinville, Chapecó e Planalto Serrano — recebendo, cada uma, três unidades. Além das entregas de hoje, mais três viaturas estão previstas por aditivo e serão disponibilizadas posteriormente.
Drones reforçam fiscalização e identificação de suspeitos
Os drones, de tecnologia avançada, permanecerão no Grupamento Aéreo da Polícia Penal (GOA) e poderão ser utilizados em diversas frentes de atuação, ampliando a capacidade de monitoramento e apoio operacional em todo o Estado. Equipados com câmeras de alta resolução e sensores térmicos, permitem identificar pessoas e atividades suspeitas mesmo em áreas de difícil acesso ou baixa visibilidade.
A tecnologia poderá ser aplicada em diferentes situações dentro do sistema prisional e socioeducativo. Com câmeras térmicas e de alta resolução, os drones são capazes de identificar pessoas escondidas em áreas de mata fechada, mesmo sem visibilidade a olho nu, prevenindo tentativas de invasão sem a necessidade de patrulhamento ostensivo. Também permitem localizar movimentações suspeitas durante a noite, como tentativas de arremesso de objetos ilícitos para dentro das unidades. Em casos de fuga, a tecnologia possibilita encontrar rapidamente o foragido, mesmo em locais de difícil acesso, como mangues, áreas alagadas ou terrenos cobertos por vegetação densa. Além disso, servem de apoio aéreo para equipes de recaptura, direcionando com precisão as ações em solo.
“Estamos investindo em equipamentos modernos que fortalecem não apenas a segurança, mas também a eficiência das nossas operações. Esses recursos ampliam a capacidade de resposta das equipes e contribuem para um sistema mais ágil e seguro em todas as regiões do Estado”, destacou a secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim.
Tanto as viaturas quanto os drones seguem a identidade visual institucional, reforçando a padronização e modernização dos equipamentos utilizados pela Sejuri. A entrega é parte do esforço do Governo do Estado em ampliar a estrutura de apoio às equipes, oferecer melhores condições de trabalho e aprimorar o atendimento à população catarinense em todas as regiões.
Fonte: Estado.sc.gov.br

Deixe seu comentário