Um filhote de gato-do-mato com uma condição diferente foi resgatado na terça-feira, dia 26, no bairro Santa Luzia, em Jaraguá do Sul, na região Norte de Santa Catarina. O animal foi encontrado por um produtor de bananas, que acionou a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) para o resgate.
Após avaliação, conforme a Fujama, especialistas confirmaram se tratar de um gato-do-mato pequeno (Leopardus guttulus) com melanismo, uma característica genética rara que deixa a pelagem do felino com coloração escura.
Filhote foi resgatado e encaminhado para Florianópolis (Foto: Instagram Biólogo Christian/Reprodução)
O biólogo Christian Raboch Lempek, que auxiliou no resgate, relatou que o filhote estava bastante debilitado, pesando cerca de 430 gramas. Possivelmente, segundo o profissional, animal estava longe da mãe há algum tempo.
O filhote está recebendo cuidados veterinários e, após estabilização, será encaminhado para um centro de reabilitação em Florianópolis. Depois, quando estiver melhor, pode ser reintroduzido na natureza.
O melanismo também pode aparecer em outras espécies de felinos, como a onça-preta e o leopardo melânico, popularmente conhecidos como pantera negra. Mesmo se tratando de um animal selvagem, nas redes sociais do biólogo Christian, o "gatinho" fez sucesso.
"Eu fazendo psi psi psi e levando pra casa! Que perfeição!", comentou uma fã.
"Pra mim, parece um gatinho preto abandonado e precisando de colinho e sachês", escreveu outra.
Fonte: Oeste+

Deixe seu comentário