logo RCN
03/11/2025 01:27
FUTEBOL

Corinthians vence o Grêmio na Neo Química Arena e encosta no G7 do Brasileirão

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

O Corinthians venceu o Grêmio por 2 a 0 no domingo, dia 02, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Neo Química Arena. Os gols que garantiram o terceiro triunfo consecutivo do Timão na competição foram marcados por Gustavo Henrique e Memphis Depay.

A equipe alvinegra começou a partida com maior posse de bola, buscando construir jogadas pelos lados do campo e levando perigo nas bolas paradas. Em uma dessas tentativas, Rodrigo Garro cruzou na segunda trave e encontrou Gustavo Henrique, que subiu para abrir o placar. O Grêmio, por sua vez, apostava nos contra-ataques e, quando conseguiu finalizar, parou em Hugo Souza. O Corinthians ainda acertou a trave em chute de Memphis e reclamou de um possível pênalti por toque de mão de Noriega, não assinalado pela arbitragem no fim da primeira etapa.

O segundo tempo iniciou com o Timão partindo para cima e criando boas chances para ampliar, mas a defesa gremista conseguiu conter o ímpeto inicial. Aos poucos, o Grêmio passou a se lançar mais ao ataque, abrindo espaço para o clube do Parque São Jorge responder em velocidade — ainda que sem grande perigo. Já na reta final, Dodi cometeu pênalti ao tocar a bola com a mão dentro da área, e Memphis Depay aproveitou a oportunidade para ampliar a vantagem alvinegra.

Com o resultado, o Corinthians chegou aos 42 pontos e assumiu, momentaneamente, a nona colocação do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, o Timão ficou a cinco pontos do Fluminense, que abre o G7 — a zona de classificação para a Libertadores de 2026.

Anota aí, Fiel! — O Corinthians retorna aos gramados na próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, às 19h, para enfrentar o Red Bull Bragantino no Estádio Municipal de Bragança Paulista, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Escalação
Para a partida, o técnico Dorival Júnior contou com cinco desfalques. Os volantes Raniele e José Martínez receberam o terceiro cartão amarelo diante do Vitória, na última rodada, enquanto Breno Bidon foi expulso. O trio cumpriu suspensão contra o Grêmio. Além deles, o volante André Luiz e o atacante Vitinho seguem entregues ao departamento médico, em recuperação de suas respectivas lesões.

Em contrapartida, o Corinthians teve os retornos do goleiro Hugo Souza, recuperado de uma luxação no ombro, além do lateral-direito Matheuzinho e do volante Maycon, que voltaram após cumprirem suspensão na rodada anterior.

Dessa forma, o Timão foi a campo com a seguinte escalação: Hugo Souza; João Pedro, Gustavo Henrique e Fabrizio Angileri; Matheuzinho, Maycon, André Carrillo e Matheus Bidu; Rodrigo Garro; Memphis e Yuri Alberto.

No banco de reservas, Dorival Júnior contou com outras 12 opções para realizar as eventuais cinco substituições ao longo da partida: Felipe Longo, Félix Torres, André Ramalho, Romero, Cacá, Kayke, Charles, Ryan; Talles Magno, Hugo, Gui Negão e Dieguinho.

Do outro lado do campo, o Grêmio, sob o comando de Mano Menezes, respondeu com: Tiago Volpi; João Lucas, Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Arthur e Edenílson; Amuzu, Alysson e Carlos Vinícius.


O jogo
Primeiro tempo
O Corinthians começou a partida controlando a posse de bola e tentando furar o sistema defensivo do Grêmio. Com três zagueiros em campo, o time de Dorival Júnior apostava nos alas como principais válvulas de escape pelos dois lados do campo.

Em uma das primeiras investidas, Maycon acionou Matheus Bidu pela esquerda. O lateral cruzou e a zaga desviou para escanteio. Após duas cobranças de Rodrigo Garro, na segunda o argentino colocou a bola na medida para Gustavo Henrique, que apareceu livre na segunda trave, mas cabeceou por cima.

O Grêmio respondeu em velocidade no contra-ataque. Marlon, Arthur e Amuzu tabelaram pelo lado esquerdo até Carlos Vinícius finalizar dentro da área, mas Matheuzinho travou o chute no momento certo.

Momentos depois, Bidu tabelou com Garro, que avançou pela esquerda e cruzou na cabeça de Yuri Alberto. O centroavante testou firme, para o chão, e obrigou Tiago Volpi a fazer uma defesa espetacular. No escanteio seguinte, cobrado pelo próprio Rodrigo Garro, Volpi saiu mal e viu Gustavo Henrique aparecer novamente na segunda trave para testar para o fundo das redes e abrir o placar aos 16 minutos.


A pressão corinthiana continuava. Garro seguia organizando bem as ações ofensivas e, em um dos lances, achou Memphis na intermediária. O atacante abriu para Matheuzinho, que invadiu a área pela direita e bateu cruzado, mas o zagueiro Wagner Leonardo interceptou antes que a bola chegasse a Yuri Alberto.

O Grêmio tentava responder apostando nas jogadas de velocidade, especialmente com Marlon e Amuzu. Na primeira tentativa, Marlon arriscou de fora da área e obrigou Hugo Souza a fazer boa defesa. Na sequência, o lateral lançou Amuzu nas costas da defesa, o goleiro corinthiano demorou a sair, mas se recuperou a tempo de dividir com o atacante dentro da área, que acabou mandando a bola para fora.

Em novo escanteio, desta vez pelo lado esquerdo, Rodrigo Garro voltou a encontrar Gustavo Henrique livre. O zagueiro escorou para o meio da área, e Memphis Depay cabeceou com perigo, mas Arthur apareceu bem para cortar em cima da linha e evitar o segundo gol do Timão.

Na metade da primeira etapa, precisando do resultado, o Grêmio passou a reter mais a posse de bola, enquanto o Corinthians recuou as linhas e diminuiu a pressão na saída adversária. Após rebote de um escanteio, Amuzu ficou com a bola na entrada da área, driblou André Carrillo e finalizou colocado, mas Hugo Souza fez grande defesa, espalmando para escanteio.

Mesmo assim, o clube do Parque São Jorge seguia mais perigoso. Em boa troca de passes, Matheus Bidu acionou Memphis na entrada da área, e o camisa 10 arriscou de longe, carimbando o pé da trave direita de Tiago Volpi.Já nos acréscimos, o Timão voltou a ameaçar. Após nova triangulação, Yuri Alberto tentou levantar para Memphis dentro da área, e a bola acabou tocando na mão de Noriega. O árbitro Davi de Oliveira Lacerda mandou o lance seguir, e logo na sequência encerrou o primeiro tempo.

Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Corinthians manteve o controle da posse de bola e trocava passes com paciência no campo defensivo, buscando espaços para avançar. Em uma das investidas, Memphis Depay recebeu de Matheus Bidu próximo à bandeira de escanteio pela esquerda, devolveu para o lateral, que cruzou na área. Maycon apareceu para finalizar, mas foi travado por Marcos Leonardo no momento do chute.

O Grêmio respondeu em rápido contra-ataque articulado por Arthur. O meia tabelou com Amuzu pela esquerda e inverteu o jogo para Alisson, que dominou, cortou para o meio e finalizou com perigo, mas a bola saiu pela linha de fundo. O Timão ainda criou uma boa chance logo depois, Rodrigo Garro lançou Matheus Bidu, que escorou de primeira para Memphis, mas o camisa 10 pegou mal na bola.

A equipe gaúcha seguia levando perigo. Em cobrança de escanteio, Marlon encontrou Wagner Leonardo, que desviou de cabeça e assustou a defesa corinthiana. Na sequência, o Timão respondeu em velocidade, onde Yuri Alberto pedalou para cima de Noriega pela esquerda, venceu o marcador e cruzou rasteiro. A bola passou por Maycon, e Memphis não conseguiu aproveitar a sobra dentro da área.

Instantes depois, Rodrigo Garro recebeu no bico da área pela esquerda e cruzou de três dedos para Memphis Depay. O camisa 10 finalizou cruzado, mas foi travado por Wagner Leonardo, que mandou a bola para escanteio. Na cobrança, João Pedro Tchoca subiu mais alto que a defesa e cabeceou para fora. Aos 20 minutos, Dorival Júnior fez a primeira alteração na equipe, promovendo a entrada de Ryan no lugar de André Carrillo.

Em mais uma boa tabela, Garro recebeu de Memphis e devolveu de primeira, deixando o atacante cara a cara com o gol na entrada da área. O camisa 10 tentou finalizar colocado, mas mandou por cima, desperdiçando uma ótima oportunidade. Logo na sequência, Memphis Depay arriscou novamente, desta vez do bico da área, buscando o ângulo esquerdo. Tiago Volpi se esticou todo e fez uma grande defesa.

Aos 32, Dorival Júnior promoveu nova mudança no Corinthians: Gui Negão entrou na vaga de Yuri Alberto. E o jovem atacante participou imediatamente de uma jogada decisiva. Em sua primeira ação ofensiva, ele encontrou Memphis dentro da área, o camisa 10 tentou o domínio, mas a bola acabou desviando na mão de Dodi. O árbitro Davi de Oliveira Lacerda não hesitou e marcou pênalti.

Na cobrança, Memphis bateu firme, rasteiro, no canto esquerdo, sem chances para Tiago Volpi, ampliando o placar para o Timão aos 35 minutos do segundo tempo.

Já na reta final da partida, Dorival Júnior promoveu as últimas alterações no Corinthians: Hugo Farias, Charles e Dieguinho entraram nas vagas de Matheus Bidu, Maycon e Rodrigo Garro. O Grêmio ainda tentou pressionar nos acréscimos, e até acertou a trave com André Henrique, mas parou na bem-postada defesa da equipe alvinegra, que segurou o resultado até o apito final.

Fonte: Meutimao.com.br

IMAGEM DIVULGAÇÃO

Bombeiros combatem incêndio em gerador de hidrelétrica em Passos Maia Anterior

Bombeiros combatem incêndio em gerador de hidrelétrica em Passos Maia

Sine SC ajudou a empregar mais de 8,6 mil trabalhadores em 2025 Próximo

Sine SC ajudou a empregar mais de 8,6 mil trabalhadores em 2025

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade