Com a chegada do frio, Celesc dá dicas para economizar energia no inverno
-
- IMAGEM DIVULGAÇÃO
O inverno começou oficialmente no domingo, dia 21, e já traz uma forte onda de frio para Santa Catarina. Uma intensa massa de ar polar deve provocar queda acentuada das temperaturas em todas as regiões do estado, com previsão de permanência do frio pelo menos até sábado, dia 27.
Com os termômetros em baixa, aumenta o uso de chuveiros quentes, aquecedores e outros equipamentos elétricos. Para evitar surpresas na conta de luz, a Celesc orienta os consumidores a adotarem medidas simples de eficiência energética, que ajudam a manter os ambientes aquecidos sem desperdício.
Segundo a gerente de Eficiência Energética da Celesc, Manuela Luz Cardoso, economizar energia no inverno não significa abrir mão do conforto. “Ninguém precisa passar frio, mas pequenas mudanças na rotina podem fazer diferença no orçamento no final do mês”, destaca.
Confira os principais responsáveis pelo aumento do consumo:
Geladeira: Um erro comum é manter a geladeira regulada na mesma potência utilizada no verão. Como as temperaturas externas são mais baixas durante o inverno, o aparelho exige menos esforço para manter os alimentos refrigerados. Por isso, a recomendação é ajustar o termostato para o nível mínimo ou médio.
Chuveiro elétrico: O chuveiro costuma ser o maior consumidor de energia nesta época do ano. Na posição “inverno”, o gasto pode ser de 30% a 100% maior do que no modo “verão”. Para reduzir o consumo, a orientação é limitar o banho entre cinco e oito minutos.
Ar-condicionado: Quem utiliza o aparelho na função aquecimento deve manter a temperatura entre 18°C e 22°C. Ajustes acima disso aumentam o consumo sem trazer ganhos significativos de conforto. Também é importante manter portas e janelas fechadas para evitar a perda de calor.
Dicas simples para aquecer a casa e economizar
Além do uso consciente dos eletrodomésticos, algumas atitudes podem ajudar a manter os ambientes mais quentes sem custo adicional:
Aproveite a luz solar: deixe janelas e cortinas abertas durante o dia nos locais onde o sol incide. Ao anoitecer, feche tudo para conservar o calor acumulado.
Evite a entrada de vento frio: utilize veda-frestas ou as conhecidas “cobrinhas” nas portas para impedir a passagem de correntes de ar.
Use a secadora de forma eficiente: reúna a maior quantidade possível de roupas antes de ligar o equipamento, reduzindo o número de ciclos ao longo da semana.
Fonte: Oeste+

Deixe seu comentário