logo RCN
06/08/2025 16:40
alerta!

Cobrar por comida que sobra no prato é ilegal, alerta Procon

  • - IMAGEM DIVULGAÇÃO

A cobrança por comida deixada no prato, hábito comum em alguns restaurantes por quilo ou rodízios, é ilegal, mesmo quando avisada por placas como “cobramos taxa de desperdício”. De acordo com o Procon de Santa Catarina, a prática é considerada abusiva e fere o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que proíbe o fornecedor de exigir do cliente vantagem manifestamente excessiva.

Ou seja, cobrar novamente por algo já incluso no valor pago pela refeição não é permitido. Caso a cobrança ocorra e o consumidor não consiga resolvê-la diretamente com o estabelecimento, é importante pedir que o valor seja discriminado na nota fiscal. Com o documento em mãos, a orientação é registrar uma reclamação no Procon.

Apesar de ilegal, a chamada "taxa de desperdício" surge como uma tentativa de coibir o descarte excessivo de alimentos, algo que, de fato, é preocupante. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano. Em média, cada brasileiro joga fora mais de 41 quilos de comida anualmente, sendo que 60% desse desperdício acontece dentro de casa.

Para contribuir com a redução desse número, especialistas recomendam planejamento semanal das refeições, armazenamento adequado, reaproveitamento de sobras em novas receitas e congelamento de alimentos.

Saiba como acionar o Procon

Caso enfrente problemas de consumo ou deseje tirar dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com o Procon SC pelos seguintes canais:

Telefone 151 (ligação gratuita, apenas para orientações);

WhatsApp – Zap Denúncia: (48) 3665-9057;

Site do Procon clicando aqui

Fonte: Oeste+

IMAGEM DIVULGAÇÃO


Com tarifaço, SC será o estado com o 4º maior prejuízo financeiro do país Anterior

Com tarifaço, SC será o estado com o 4º maior prejuízo financeiro do país

Secretaria da Segurança Pública habilita três estandes de tiro outdoor para treinamento das forças de segurança Próximo

Secretaria da Segurança Pública habilita três estandes de tiro outdoor para treinamento das forças de segurança

Deixe seu comentário

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

publicidade